Caros amigos do Residencial Mazzei, ontem foi nossa primeira reunião do Orçamento Participativo, e venho descrever para todos como foi.
Apenas para todos compreenderem, a cidade de Guarulhos foi dividida em 23 partes, cada parte se refere a um Fórum, e ontem foi a reunião somente do nosso fórum, os outros 22 provavelmente já tiveram ou terão a mesma reunião.
Na verdade o que fizemos e faremos nessas próximas reuniões é um curso ministrado pelo Instituto Paulo Freire, uma entidade sem fins lucrativos, cujo papel nesse curso é nos ensinar o que significa o Orçamento Participativo, como ele é composto e quais são as regras que devem ser seguidas daqui p/ frente.
Ontem foi lido a ATA da plenária do dia 02/09 e então vimos que estava faltando somente a inclusão do Bairro Vila Florida, de resto estava OK, inclusive nossa reclamação que fizemos ao final já constava em ATA.
Estavam presentes:
Instituto Paulo Freire - Gabriel Simeone
Representante da Prefeitura - Valterson
Conselheiros: Patricia e Helio
Representantes do Residencial Mazzei: Beto, André, Resende, Alexandre, Wagner e Edivaldo
Representantes de outros bairros: Adalgisa, Adalva, Maria de Lourdes, Felix, Amaro, Jandira, Jesuino, Marina, Claudio, Dervanlei e Zulmira.
Na ATA constava 209 pessoas cadastradas (visto que a Patricia teve 66 votos nós do Residencial Mazzei éramos em quase 1/3 dos participantes,.... muito bom!).
O Gabriel explicou o seguinte, como são 23 fóruns e cada fórum elenca 6 projetos principais da região, isso significa que foram aprovados 138 projetos, e o nosso é apenas 1 no meio disso tudo. Para não desanimar ele comentou que praticamente todos os projetos do ultimo OP foram feitos, "quase todos".
Bom os 46 conselheiros devem entrar num acordo e ordenar (colocar numa fila) todos os 138 projetos, isto é, o projeto número 1 tem grandes chances de ser realizado rapidamente já o de número 138 irá demorar p/ caramba.
Os conselheiros devem também eleger a comissão paritária formada por 8 pessoas, sendo 4 conselheiros e 4 representantes indicados pelo governo. Dentre as funções dessa comissão está a de encaminhar a lista de projetos para o Poder Executivo.

Esse é um curto caminho para que o nosso projeto seja concretizado, porém ficou muito claro que têm outros caminhos que podemos seguir, como por exemplo, ir atrás das secretarias, dos vereadores, do Prefeito e continuar cobrando e fazer muito barulho.
Bom, o Prefeito já sabe o que a gente deseja e caso não seja realizado, nós continuaremos provando para ele que somos fortes e organizados (ele viu nossa organização no Adamastor) e então faremos muito barulho até que o nosso projeto seja realizado.
Na próxima semana já tem nova reunião, estaremos lá firme e forte cobrando, cobrando e cobrando....
Nenhum comentário:
Postar um comentário