quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reunião com autoridades Policiais sobre a segurança do nosso Bairro.

Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer as autoridades que compareceram em nossa reunião, Capitão Comandante Edson Miguel da PM, Sr. Felipe da Policia Civil, Inspetora Darcy da Guarda Civil Metropolitana, os Vereadores Toninho Magalhães, Gileno, Alan Neto ao Eduardo da ASSEAG que nos cedeu um belo espaço para reuniões, nosso parceiro e amigo Fabio do SPTV que vêm acompanhando nossa luta e principalmente os moradores do bairro Residencial Mazzei que mais uma vez mostraram a união e como estão alinhados num mesmo objetivo.

Ao nosso morador Coronel Silas que além de dar algumas dicas de segurança, apresentou nossas reivindicações as autoridades policiais e se colocou a disposição para ser um elo de ligação entre os moradores e a policia para tratar o tema Segurança, cobrando das autoridades competentes soluções e ações diretas em nosso bairro .

Na sequência o Cap. Edson explicou as atividades da PM e trouxe algumas estatísticas da nossa cidade, como por exemplo, qual a região com maior número de assaltos, maior número de roubo de veículos, assassinatos etc....

A grande lição que tiramos é que a PM está fazendo a parte dela, porém precisamos avisar as autoridades dos problemas atuais , e um dos meios de se fazer isso é abrindo o Boletim de Ocorrência detalhando o local do crime. Desta forma meus amigos, a região entrará nas estatísticas da PM forçando uma maior ronda em nosso bairro. Não deixem para o outro dia façam as denuncias p/ a PM.

O vereador Alan Neto falou do projeto que está tramitando na camara chamado Operação Delegada, que já existe em algumas cidades e que pretende aprovar aqui em Guarulhos. Esse projeto habilita os atuais PMs a atuarem em suas horas de folga como oficiais aumentando significamente o número de policiais em trabalho na ruas, evitando que os mesmos façam o famoso Bico para instituições privadas.

O vereador Toninho Magalhães falou da experiência de sucesso do Jardim Paraventi que conseguiu uma forma de acesso rápido ao policiais via chamada telefonica direta a uma delegacia para informar uma ocorrência e criando uma cartilha de prevenção com o telefone da base policial.

Já o vereador Gileno parabenizou a nossa participação nas plenárias da OP e disse para continuarmos sempre cobrarmos as autoridades competentes.

Por fim falaram o Sr Felipe da Policia Civil e a Inspetora da Guarda Municipal Sra Darcy explicando as atividades que estão fazendo. A Patricia aproveitou a oportunidade para comentar que já existe uma maior ronda de Policiais da Guarda Civil Metropolitana e da Pm em nosso bairro, devido as reclamações que estamos fazendo, porém precisamos de mais segurança, pois toda semana estamos sendo assaltados.

Nós moradores também precisamos fazer a nossa parte denunciando, fazendo Boletim de Ocorrência, evitando colocar lixo antecipado nas calçadas, pois os catadores de recicláveis "podem" ser olheiros da sua própria residência. Devemos trocar telefones com nossos vizinhos para aviso rápido de alguma suspeita, etc..

Ser gentil, colaborar e valorizar o trabalho feito pelos policias são também coisas que podemos fazer no dia-dia, isso gera um vinculo e proximidade com o efetivo da policia.


Telefones úteis para ligar em caso de suspeita e emergência:

Policia Militar: 190 / 2087-3466/2441-0567 - Capitão Edson responsavel pela nossa região

Guarda Civil Metropolitana: 2475-9444/9441 - Inspetora Darcy

Por fim tenham um ótimo dia e que cada um faça a sua parte como cidadão guarulhense

Fotos da reunião com autoridades Policiais

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATA da prefeitura com os resultados da Plenária


Caros vizinhos,...... vejam documento oficial da Prefeitura de Guarulhos, nosso projeto foi aprovado junto ao Orçamento participativo da Cidade juntamente com a Conselheira Patricia.

O Prefeito e todos que estiveram lá sabem o que a população quer (é para isso que serve o orçamento participativo). A data para acontecer ainda não sabemos,.... porém precisamos cobrar e cobrar!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Plenárias do Orçamento Participativo atraíram 9 mil pessoas em 23 regiões

Um total de aproximadamente 9 mil pessoas participou das 23 plenárias regionais do Orçamento Participativo (OP), realizadas no período de 30 de julho a 3 de setembro, em todas as regiões de Guarulhos, e que vão auxiliar no planejamento das ações do governo. Os participantes votaram 127 prioridades regionais e 46 para a cidade, e ainda elegeram 561 representantes de bairro e 46 conselheiros do OP, que tomarão posse no Conselho do Orçamento Participativo no início de outubro com mandato de dois anos.......

veja matéria completa diretamente do site da Prefeitura clicando aqui.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Segunda reunião do OP em 14/09


Vizinhos,.... dia 14/09 as 19hs teremos nossa segunda reunião do Fórum Regional, pelo que ficou entendido estaremos aprendendo como funcionam os orçamentos da cidade.
É uma reunião na forma de bate-papo, quem quiser participar pode comparecer também.

Contamos com os Representantes e também com a nossa Conselheira.

Até lá.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Primeira reunião do Fórum Regional do OP


Caros amigos do Residencial Mazzei, ontem foi nossa primeira reunião do Orçamento Participativo, e venho descrever para todos como foi.
Apenas para todos compreenderem, a cidade de Guarulhos foi dividida em 23 partes, cada parte se refere a um Fórum, e ontem foi a reunião somente do nosso fórum, os outros 22 provavelmente já tiveram ou terão a mesma reunião.
Na verdade o que fizemos e faremos nessas próximas reuniões é um curso ministrado pelo Instituto Paulo Freire, uma entidade sem fins lucrativos, cujo papel nesse curso é nos ensinar o que significa o Orçamento Participativo, como ele é composto e quais são as regras que devem ser seguidas daqui p/ frente.
Ontem foi lido a ATA da plenária do dia 02/09 e então vimos que estava faltando somente a inclusão do Bairro Vila Florida, de resto estava OK, inclusive nossa reclamação que fizemos ao final já constava em ATA.


Estavam presentes:

Instituto Paulo Freire - Gabriel Simeone
Representante da Prefeitura - Valterson
Conselheiros: Patricia e Helio
Representantes do Residencial Mazzei: Beto, André, Resende, Alexandre, Wagner e Edivaldo
Representantes de outros bairros: Adalgisa, Adalva, Maria de Lourdes, Felix, Amaro, Jandira, Jesuino, Marina, Claudio, Dervanlei e Zulmira.


Na ATA constava 209 pessoas cadastradas (visto que a Patricia teve 66 votos nós do Residencial Mazzei éramos em quase 1/3 dos participantes,.... muito bom!).

O Gabriel explicou o seguinte, como são 23 fóruns e cada fórum elenca 6 projetos principais da região, isso significa que foram aprovados 138 projetos, e o nosso é apenas 1 no meio disso tudo. Para não desanimar ele comentou que praticamente todos os projetos do ultimo OP foram feitos, "quase todos".

Bom os 46 conselheiros devem entrar num acordo e ordenar (colocar numa fila) todos os 138 projetos, isto é, o projeto número 1 tem grandes chances de ser realizado rapidamente já o de número 138 irá demorar p/ caramba.

Os conselheiros devem também eleger a comissão paritária formada por 8 pessoas, sendo 4 conselheiros e 4 representantes indicados pelo governo. Dentre as funções dessa comissão está a de encaminhar a lista de projetos para o Poder Executivo.

Esse é um curto caminho para que o nosso projeto seja concretizado, porém ficou muito claro que têm outros caminhos que podemos seguir, como por exemplo, ir atrás das secretarias, dos vereadores, do Prefeito e continuar cobrando e fazer muito barulho.

Bom, o Prefeito já sabe o que a gente deseja e caso não seja realizado, nós continuaremos provando para ele que somos fortes e organizados (ele viu nossa organização no Adamastor) e então faremos muito barulho até que o nosso projeto seja realizado.

Na próxima semana já tem nova reunião, estaremos lá firme e forte cobrando, cobrando e cobrando....

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reunião de Conselheiros e Representantes


Amigos, amanhã teremos nossa primeira reunião do Conselho Municipal, onde o Conselheiro e os Representantes devem comparecer.
Na medida que vamos participando e conhecendo como funcionam as coisas iremos atualizando para que todos fiquem a par do que estamos fazendo.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Para quem não conhece, veja como funcionam as plenárias do orçamento participativo

Reunião sobre Orçamento Participativo

Na noite do dia 31/08 nos reunimos na casa da Patricia, cerca de 10 moradores, para definição de alguns pontos sobre o nosso pronunciamento no dia 02/09. Definimos que os representantes serão a Patricia e o Jorge e as principais reivindicações estão no e-mail dos moradores, mas o principal que queremos é o asfalto.

O Orçamento Participativo é um mecanismo direto de participação popular. Através dele, a população discute e decide sobre o orçamento público e as políticas públicas, e faz o levantamento das necessidades de seu setor para discutir as prioridades de acordo com o orçamento do município. Para saber mais sobre o orçamento participativo acesse: http://www.guarulhos.sp.gov.br/06_prefeitura/sec_governo_op_1.html

É por esses motivos que precisamos da ajuda de todos comparecendo no Adamastor e mostrando nossa força a partir das 19:00hs.

Contamos com todos.

Associação.